Tecnologia e os idosos: A importância da inclusão digital


Tecnologia e os idosos: A importância da inclusão digital / Foto: Divulgação

 

Introdução

A tecnologia cresceu rapidamente nos últimos anos e faz parte do nosso cotidiano, a partir disso, como ficam os idosos diante desse avanço?

Sabemos que com o passar do tempo, à medida que envelhecemos, a dificuldade de lidar com mudanças tende a aumentar. Os idosos enfrentam desafios para se conectarem ao mundo.

 

A internet e o envelhecimento

Antes de tudo, vamos lembrar que há idosos que possuem maior facilidade de aprendizado, por questões socioculturais e cognitivas. Nosso foco aqui, são idosos que já eram de idade mais avançada quando fomos invadidos pelo avanço rápido da tecnologia, e com maior dificuldade de aprendizado.

Contudo, foi-se o tempo que nossos avós passavam o dia em frente a televisão, ou jogando dominó, cartas ou tricotando. Hoje, eles querem estar conectados, saber acessar sites de compras, bancos, redes sociais, grupos de Whatsapp, e-mails e jogar on-line.

Entretanto, muitos ainda se confundem, tem medo de clicar em algum link que possa conter vírus ou golpes criminosos. Mas o uso de internet por idosos tem crescido consideravelmente nos últimos 10 anos.

 

Desafios com a tecnologia

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, mostra que 24% dos entrevistados demonstram ter medo de utilizar aparelhos conectados a nova tecnologia, enquanto que 40% têm receio de danificar aparelhos como, por exemplo, celular, computador, tablet e televisão.

É importante lembrarmos que hoje, a televisão não é somente ligar através de um botão de controle remoto ou no próprio aparelho. Há modelos no mercado que simplificaram o controle, e algumas chegam a ligar por reconhecimento de voz, dificultando o aprendizado do idoso.

Segundo José Coelho, 87 anos, “é muito complicado assistir TV, tem que acessar aplicativo através de uma bolinha no controle, preciso de umas aulas para aprender, ainda me perco pra achar os canais que gosto de ver”.

Telefonar não é só discar os números num simples aparelho. É preciso tocar numa tela e desbloquea-la. Muitos reclamam de serem telas, botões e letras muito pequenas, apesar de que, no mercado já existem alguns aparelhos que se adequam a necessidade do idoso.

Mesmo assim, muitos encontram dificuldade de aprendizado, e receio de danificarem o aparelho. “É um desafio, mas não é impossível, só preciso que tenham paciência em me ensinar” diz José Coelho.

 

A importância da inclusão digital

O acesso à tecnologia é de suma importância para os idosos, ou seja, a inserção nesse universo facilita e promove uma melhor interação social, além de estimular a memória, cognição, raciocínio e proporcionar melhor qualidade de vida.

Recentemente, fomos acometidos pela pandemia do COVID-19, que nos levou a uma nova forma de se comunicar e trabalhar, ainda mais dependentes de celulares, computadores e tablets.

Em contrapartida, os idosos foram totalmente privados de interação social. E a tecnologia foi fundamental para que estivessem um pouco mais próximos de seus familiares e amigos, através de trocas de mensagens, vídeo chamadas e redes sociais.

 

Projeto de Inclusão Digital de Idosos

A própria FMRP desenvolveu um projeto voltado para os idosos e pessoas com deficiência para inclusão digital, o Projeto de Inclusão Digital de Idosos (PIDI), onde o idoso desenvolverá habilidades para o uso de tecnologias digitais, tais como celulares, controles remotos, computadores, eletrodomésticos, câmeras digitais, acessar a internet, compartilhar fotos e vídeos pelo Whatsapp com familiares e amigos.

Infelizmente esse projeto é somente na USP de Ribeirão Preto, com inscrição gratuita e com 1h30 de duração.

O objetivo é que os idosos se sintam bem, capazes e conectados ao mundo digital.

 

Vamos ajudar?

Em suma, podemos concluir que é extremamente importante nos conscientizarmos que a inclusão digital dos idosos traz autoconfiança, melhor qualidade de vida e independência.

Vamos tirar uns minutinhos do nosso dia e ajudar e/ou ensinar um idoso que ainda tenha dificuldades a interagir e se conectar neste mundão digital?

Aqui na Vila Vida, estamos atentos e focados na inclusão digital dos nossos idosos. Existem diversas atividades na nossa grade de programação, desenvolvida por especialistas e supervisionada por profissionais extremamente competentes.

 

 

Catia Coelho: Administradora de empresas e Diretora da Vila Vida.

 

Deixe seu comentário

2 ideias sobre “Tecnologia e os idosos: A importância da inclusão digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP