Doenças Respiratórias no idoso

 

Doenças respiratórias no idoso / Foto: Divulgação

 

Pequena introdução: Doenças respiratórias no idoso

Com o envelhecimento, os tecidos do nosso corpo vão perdendo elasticidade, inclusive o dos pulmões, favorecendo doenças respiratórias no idoso.

Ao envelhecer, os tecidos perdem colágeno, os músculos e cartilagens da caixa torácica tem sua mobilidade diminuída, reduzindo a capacidade inspiratória e expiratória.

A mesma afirmativa vale, também, para os pulmões, que perdem sua capacidade de insuflar e desinsuflar. Outra característica do envelhecimento do sistema respiratório é a perda de cílios, presentes em nossa via aérea com a função de eliminar secreções.

A dificuldade de se expandir e eliminar o ar, somado à diminuição de cílios resulta em um maior acúmulo de secreções pulmonares. Isso, por sua vez, favorece a proliferação de microrganismos, como bactérias, que causam doenças respiratórias no idoso.

Fatores externos, como exposição à poluentes e tabagismo podem piorar muito a condição do sistema respiratório, bem como a presença de doenças pré-existentes, como asma, bronquite e enfisema pulmonar.

 

Principais doenças respiratórias no idoso

Dentre as mais comuns, podemos citar:

  • pneumonia, que pode se tornar de repetição, caso o indivíduo seja mais frágil;
  • bronquite;
  • asma;
  • DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).

 

Pneumonia

A pneumonia é uma doença infecciosa, que pode ser causada por vírus, como o da COVID-19, bactéria ou fungo.

Caso a pessoa esteja em estado de fragilidade, esse quadro pode representar necessidade de hospitalização e trazer risco de morte.

Normalmente apresentam como sintomas tosse, cansaço, fraqueza, febre e até confusão mental.

É um quadro muito comum no inverno, onde a umidade e temperatura do ar estão mais baixas, fazendo com que as secreções pulmonares fiquem mais espessas, dificultando ainda mais sua expectoração e favorecendo o acúmulo dos microrganismos citados acima.

 

Bronquite e asma

A bronquite e a asma são quadros de inflamação dos brônquios, dificultando a respiração por estreitamento dos canais por onde passam o ar.

São percebidos pelo “chiado no peito” e sensação de falta de ar ou respiração curta.

A causa também pode ser atribuída à temperatura baixa e baixa umidade do ar, como também a inalação de alérgenos, como pólen, perfume, ácaros, poeira e uso de algumas medicações.

 

Doença pulmonar obstrutiva crônica

A doença pulmonar obstrutiva crônica pode ser causada por exposição prolongada ao tabaco durante a vida, inalação de substâncias tóxicas, como amianto, asbesto, cimento, cal etc.

Dentre os principais sintomas, podemos observar durante as crises, falta de ar, respiração curta, cansaço, tórax hiperinsuflado (distendido), pontas dos dedos, nariz e lábios arroxeados, além de tosse com dificuldade de expectoração (pigarro).

 

Como evitar as doenças respiratórias?

Assim como muitas, podemos evitar as doenças respiratórias no idoso:

  • mantendo hábitos saudáveis de vida;
  • Pensando na inalação de ácaros, é importante que os cobertores e casacos de inverno, que ficam por muito tempo guardados, sejam lavados e expostos ao sol antes do uso;
  • Hidratar-se adequadamente;
  • manter boa alimentação;
  • monitorar e manter sob controle doenças de base como diabetes, hipertensão arterial, DPOC, asma e bronquite;
  • garantir uma rotina de exercícios, sempre contemplando durante a execução, respiração adequada;
  • exercícios respiratórios;
  • alongamentos;
  • fortalecimento muscular.

Caso a doença já esteja instalada, é necessária percepção rápida para que sejam adotadas medidas de cuidado e tratamento mais adequado para cada caso.

 

Thais Volcof: Fisioterapeuta, especializada em clínica médica para idosos, pós graduada em gerontologia e Chefe da equipe multidisciplinar da Vila Vida.

Deixe seu comentário

12 ideias sobre “Doenças Respiratórias no idoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP