Controle do estresse e a qualidade de vida no idoso / Foto: Divulgação
Fator Estressante
Fator estressante engloba qualquer situação que possa gerar emoção forte, seja ela boa ou ruim ou que exija mudança importante na saúde do idoso.
Causa do estresse
A causa desse estresse pode ser interna, como depressão e desconforto físico ou externa, relacionada ao ambiente e aos acontecimentos da vida, como agressão física e desafios do dia a dia.
Esses fatores estressantes podem desestabilizar a saúde do idoso, porém nem sempre esses são os únicos fatores.
Doenças degenerativas
Alguns indivíduos desenvolvem doenças neurodegenerativas, como as demências, podendo haver a criação de fantasias ou alucinações e, muitas delas, podem ser desagradáveis, desencadeando picos de estresse.
A demência pode fazer com que o idoso se comporte “fora de seus padrões”, pode gerar agressividade, causada por descontrole emocional, fugindo de sua realidade.
De certa forma, envelhecer e desenvolver alguma doença senil, pode significar maior dor e sofrimento para a pessoa e seus familiares.
No início, períodos de consciência são majoritários, apenas com picos de confusão mental. Quando o idoso se depara com as dificuldades para administrar a própria vida e pouco êxito para acessar suas memórias, ocorre muita frustração, além do descontrole emocional citado.
Não é fácil ter doença crônica degenerativa e progressiva, também observando que alguns ainda podem ter a mobilidade prejudicada, o que para uma pessoa ativa e independente até então, é mais desafiador.
Quando mais jovem, totalmente independente, e agora com limitações físicas e/ou cognitivas, necessitando de cuidados de terceiros para atividades humanas básicas, é preciso ser muito forte para não se desestabilizar emocionalmente…
Como controlar o estresse e manter a qualidade de vida
O ideal é identificar as causas que estão gerando a sobrecarga física e/ou emocional.
Muitas vezes, são coisas simples de resolver. Ocasionalmente são pequenas coisas que os deixam irritados e até mesmo depressivos. Reajustar a rotina ajuda muito.
Cada idoso deve ser avaliado e tratado de forma individual, cada um tem suas particularidades e necessidades específicas.
A correta avaliação aumenta a segurança no cuidado, evita riscos e desgastes físicos e mentais, diminuindo, e até cessando, o estresse do idoso e consequentemente a sobrecarga emocional e física também dos familiares e cuidadores.
O lazer, o convívio familiar e com a comunidade em geral, interação com pets, participação de grupos de estimulação cognitiva como os de artesanato, de leitura e de exercícios físicos e a interação intergeracional ajudam muito.
Profissionais qualificados como nutricionistas, fisioterapeutas, geriatras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, gerontólogos, entre outros, podem direcionar o idoso para uma nova rotina, individualizada e sem frustrações, de acordo com a capacidade física e intelectual de cada um.
Sandra França: Enfermeira, profissional com mais de 15 anos de experiência em cuidados com idosos e Enfermeira na Vila Vida.
Referência bibliográfica
- Alfonso, Dr. Eduardo. Curso de medicina natural entre 40 leccionou. Buenos Aires: Kieran.
- Andrade, Hernani Guimarães. Morte, renascimento, evolução: Uma biologia transversal. São Paulo: Pensamento.
- SAE – Sistematização da Assistência de enfermagem – guia prático, Editora Praxis
- NANDA – Diagnósticos de Enfermagem – Editora ARTIS
- Constituição de 1998 “Saúde Direito de Todos e Dever do Estado”
- https://idosos.com.br
.
O Estresse não escolhe idade. E sempre faz mal ao indivíduo.
Ótimo conteúdo!
Muito bom o texto ,ajuda a compreender a mudança de humor dos idosos.
Sandra excelente texto,hoje o estresse é algo
que faz parte da nossa vida cotidiana.Precisamos se atentar aos sinais do estressa e buscar ajuda.
Parabéns!
Muito importante é estar de olho nos estopins que levam ao estress
Excelente Sandra, voce tocou em um ponto importantissimo que é tentar seguir uma rotina com o idoso, isso dá segurança e geralmente acalma.
Ótima abordagem, realmente, o estresse acomete a todos nós.
Excelente texto