Alzheimer: cuidando de quem cuida com breves orientações

Alzheimer

Alzheimer: Cuidando de quem cuida / Foto: Divulgação

Nesse contexto do cuidado de pacientes com demência, sendo a principal delas a Doença de Alzheimer, ficamos muitas vezes perdidos e não paramos para pensar que apoiar quem cuida é um dos itens principais para adquirirmos bons resultados com nossos pacientes com síndromes demenciais.

Dessa forma, nosso blog trará para vocês dicas e orientações básicas direcionados ao cuidador de idosos, seja em casa ou em casas de repouso.

Iniciaremos agora breves textos que publicaremos regularmente aqui nesse canal para te orientar. Conte conosco nessa luta diária que é o tratamento do idoso com demência.

Alzheimer e suas fases

Essa semana falaremos da Doença de Alzheimer e suas fases, trazendo informações específicas de cada uma delas.

De uma forma prática dividimos a doença em 3 fases. Essa divisão é didática e muitas vezes não conseguimos distingui-las tão precisamente. Por vezes, essas fases manifestam-se de maneiras diferentes nos idosos acometidos pela doença. São as fases: leve, moderada e avançada.

Alzheimer: Fase leve

É nesta fase que a família, muitas vezes, se confunde com os sinais que o paciente já apresenta da doença.

Frequentemente, muitos acham que os sintomas são características normais do processo de envelhecimento e retardam a procura de ajuda e, com isso, de tratamento.

Antes de tudo, o sintoma principal dessa fase é a perda de memória recente. Algumas vezes temos alterações leves nas atividades corriqueiras, prejudicando a sua funcionalidade.

Podemos ter nessa fase, ainda assim, mesmo que de forma sutil, uma diminuição das habilidades de planejamento, organização de tarefas e alteração da linguagem, como por exemplo a fuga de palavras.

Também podemos encontrar nessa fase, por exemplo, alterações de humor e do padrão de sono.

Alzheimer: Fase moderada

Nesse momento, o que mais fica evidente no dia-a-dia dos idosos, é a alteração de comportamento. Além, claro, das alterações de memória e alterações cognitivas (já presentes). É muito comum acontecer o não reconhecimento de lugares já conhecidos.

Os sintomas mais evidentes das alterações de comportamento são, sobretudo, a agitação psicomotora, as alucinações e a irritabilidade.

Ao passo que nessa fase pode acontecer também a perda do autocuidado e a hipersexualidade.

Alzheimer: Fase avançada (ou grave)

Esta é a fase mais grave, onde já existe um agravamento geral desse idoso e/ou paciente.

Piora importante da memória (agora não só mais a recente), o idoso perde também muitas memórias do passado, e elas começam a se misturar em sua mente. Logo, a temporalidade é perdida.

A linguagem tem uma piora significativa, muita repetição de palavras, e a emissão de sons e ruídos são bastante comuns.

Podemos ter uma mudança drástica do comportamento. Aquele comportamento agitado e agressivo que o idoso apresenta na fase moderada, na maioria das vezes torna-se calmo e passivo. Mas podem ocorrer também períodos de agitação. Aqui o idoso torna-se totalmente dependente de terceiros para suas atividades de vida diária. Alterações de deglutição (ato de comer) são muito comuns.

Portanto, se você tem um idoso, parente ou conhecido, com algum desses sintomas procure um médico.

Nós da Vila Vida, uma casa de repouso premium e especializada em cuidados aos idosos, podemos te ajudar.

Marque sua consulta.

Dra. Mariana Lamussi – Geriatra forma pela Santa Casa de São Paulo e pós-graduada em Gerontologia pelo Instituto de Ensino Albert Einstein.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP