A Depressão e o Envelhecimento

A Depressão e o Envelhecimento / Foto: Divulgação

 

Envelhecimento e o Idoso

Envelhecer é uma realidade inevitável e irreversível. Assim, preparar uma velhice serena e saudável, em todos os pontos de vista, deve ser uma preocupação dos indivíduos e da sociedade.

O envelhecimento saudável está profundamente relacionado com a capacidade do idoso em aprender a adaptar-se ao longo da vida a novas situações, mas só isto pode não ser suficiente.

Os idosos encontram-se numa posição muito particular de vida, que não é apenas característico à idade que têm, mas também a todos os acontecimentos que foram ocorrendo ao longo da sua existência.

A capacidade que o idoso tem de se manter independente esta diretamente relacionada a uma série de fatores, como a composição genética, os hábitos e estilos de vida, o meio ambiente, o contexto sócio, econômico e cultural.

No Brasil, o envelhecimento tem aumentado a prevalência de doenças psiquiátricas, das quais a depressão é considerada a mais frequente.

 

Depressão: O que é?

A depressão e outros transtornos de humor, incluindo também alterações comportamentais, são transtornos psíquicos que, em muitos casos, são resultado de uma ampla diversidade de transtornos físicos e funcionais da própria senilidade.

Supõe-se que aproximadamente 350 milhões de pessoas sejam atingidas por diferentes tipos de depressão em todo o mundo.

O idoso está em um estado de perdas continuadas, a diminuição do apoio sócio-familiar, a perda do status ocupacional e econômico, o declínio físico, a maior frequência de doenças, são motivos suficientes para um importante rebaixamento de humor.

Durante o processo de envelhecimento é mais frequente que tenha o surgimento de fenômenos degenerativos ou doenças com acometimentos funcionais capazes de produzir os sintomas da depressão.

 

A Depressão e os Idosos

A depressão atinge os idosos de duas formas distintas. No primeiro caso, são todos aqueles que já tiveram quadro depressivo em algum momento da vida, oriundos de acontecimentos traumáticos na infância, estresse físico e/ou psicológico ou ainda de algumas doenças sistêmicas (com tratamento prévio ou não). Desta forma eles tornam-se idosos já com a doença.

Já no segundo, são aqueles que desenvolvem a doença na velhice. Na maioria das vezes, os fatores relacionados ao envelhecimento são a causa motivadora, como por exemplo a perda do seu papel social, o envelhecimento do próprio corpo e mente. Inclusive, as doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, podem agravar casos de depressão.

Portanto, nos dois casos, a depressão no idoso tem diversos sintomas, que podem ser sentidos de formas diferentes e precisam de muito cuidado e atenção.

 

Como identificar os principais sintomas da Depressão?

Além do estado deprimido e da diminuição do interesse e/ou prazer por todas as atividades, são os sintomas da depressão:

  • Falta de esperança perante a vida;
  • Pensamentos ruins;
  • Sentimento de inutilidade;
  • Perda de interesse em atividades que antes eram agradáveis;
  • Sensibilidade para a dor;
  • Perda da capacidade de sentir alegria ou prazer;
  • Mal-estar persistente;
  • Aumento ou redução do apetite;
  • Problemas digestivos;
  • Alterações no peso;
  • Raiva, inquietação e irritabilidade;
  • Fadiga constante;
  • Inquietude;
  • Autocrítica exagerada;
  • Agitação;
  • Dificuldades em se concentrar;
  • Alterações do sono;

 

O mais importante no cuidado ao idoso é acolher, observar, prestar bastante atenção e escutar todas as queixas. E evitar, a todo custo, conclusões precipitadas e muitas vezes bastante equivocadas que “isso” ou “aquilo” é coisa da idade.

Sendo essencial levar em consideração outras características do idoso, como durabilidade dos sintomas, recorrência deles, aspectos da saúde, relação social, histórico de vida e familiar.

 

Depressão no meio familiar

Escute e converse

Passar confiança e mostrar que você entende, ajuda muito. Sentar para conversar e falar claramente, encarando a depressão como uma doença verdadeira, tudo isso ajuda para que seja demonstrado para a pessoa que alguém realmente se importa e traz a sensação de acolhimento.

 

Converse com todos da família

O apoio de todos da família é fundamental para que o idoso, não se sinta sozinho e julgado por todos a sua volta. É essencial explicar para família o que ele está passando, para que tenham a compreensão de que não é somente uma tristeza passageira.

 

Entenda o que é a depressão

Pesquise e leia conteúdos relacionados que expliquem o que é a depressão. Procure ajuda de um profissional. Assim, cada vez mais, você vai conseguir amparar o idoso, além de entender um pouco do que ele está passando.

 

Incentive a busca por ajuda

Você e toda a família precisa encorajar o idoso a procurar ajuda. Depressão não é momentâneo e precisa de tratamento.

 

 

Victorya Camargo: Administradora de empresas e Supervisora na Vila Vida

Deixe seu comentário

29 ideias sobre “A Depressão e o Envelhecimento

  • Infelizmente a depressão é uma doença que está atingido muitas pessoas, independente de idade. Todos deveriam ler conteúdos como esse texto, para poderem entender e saber como lidar. Ótimo texto, parabéns!

    • Eu tenho me perguntado sobre como me preparar para o envelhecimento? O envelhecimento vem aparecendo e não espera a minha preparação. Percebo como é difícil tratar a depressão em qualquer fase da vida e na última etapa não será fácil tbm. Para melhorar a qualidade de vida seria ideal o convívio harmonioso com a família. A solidão é muito presente nesta fase da vida. Muitas perdas foram ocorrendo e talvez se mantenham os amigos para compartilhar sentimentos positivos. Ah os amigos, em toda as fases da vida, é sempre um prazer compartilhar momentos com os amigos. Mas tudo isto é possível se a autonomia e a saúde for preservada.

  • Parabéns pelo texto!
    A depressão é uma doença que infelizmente está aumentando cada dia mais.
    Nossos idosos merecem atenção ,carinho e cuidados,para que tenham uma vida longa e saudável .

  • Lindo texto! Parabéns Victorya

    Temos que acolher com amor e carinho as pessoas que passam por essa doença. As vezes um simples gesto faz toda a diferença.

  • Excelente abordagem, a depressão tem aparecido cada vez mais na população em geral e principalmente aos idosos, pontos importantes a serem considerados.

  • Texto ótimo e esclarecedor, pena que mesmo com tantos artigos sobre a doença, tem muitas pessoas que continuam ignorando e rotulando como frescura, mentira etc…..

  • Ótimo texto
    Quantos mais pessoas tiverem essas informações, melhor para quebrar os paradigmas que depressão é frescura isso e aquilo, e ainda mais quando se chega na melhor idade!!!
    Parabéns pelo texto, muito rico de detalhes e esclarecedor.

  • Excelente texto.
    As doenças psiquiátricas são muito presentes nos idosos e as vezes subestimamos o diagnóstico.
    Parabéns a clínica por sempre trazer textos atualizados.

  • Abrangeu um tema muito bom de uma forma muito fácil de entender, para algumas pessoas depressão é frescura. Temos que ter compaixão para ajudar essas pessoas que estão passando por esse momento tão conturbado.
    Parabéns pelo texto Victorya , e a clinica Vila vida por abordar diversos temas.

  • Ótimo texto. Assunto relevante e ainda pouco discutido. Importante nos atentarmos aos principais sinais da depressão nos idosos e procurarmos ajuda profissional se necessário.

  • Texto muito bem esclarecedor sobre o tema, temos que está atentos a este assunto que está ficando cada vez mais presentes na vida das pessoas, a depressão não é frescura, é uma doença seria e deve ser tratada.
    Parabéns pelo texto rica em detalhes!!!!

  • Excelente abordagem …O acolhimento dos familiares, cuidadores e equipe assistencial faz um diferencial incrível no acompanhamento de nossos idosos.
    Parabéns pelo tema e esclarecimentos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP