O que seria ser uma pessoa saudável? Já pensou nisso?

O Que seria uma pessoa saudável?

Saudável: O que seria ser? – Foto Divulgação

Por que algumas pessoas são capazes de se manterem saudáveis, evitando a doença e se mantendo bem, mesmo sob extremo estresse?

De acordo com A. Antonovsky, mesmo quando uma pessoa se considera saudável, por exemplo, poderá apresentar em certo grau, algum componente patológico.

Já aquela pessoa que se considera doente, pode ter certo grau de saúde enquanto vive.

O conceito de saúde e doença precisa ser revisto

A questão não é classificar o ser humano como saudável ou doente, mas compreender o seu posicionamento e suas variações diante do processo “saúde – doença “

Apoiados na tríade: compreensão, manejo e significado, podemos formatar um pensamento que nos revela respostas para várias dessas perguntas.

Coerência e Habilidades

O senso de coerência nos conduz a desenvolver habilidades através dos recursos internos que construímos ao longo da nossa biografia, da nossa vida e de nossa experiência, gerando-nos uma força de compreensão do todo, não apenas de um estado de otimismo ou negação dos problemas, mas uma grande capacidade de confiar nos estímulos provenientes do ambiente, entendendo que são estruturados, previsíveis e explicáveis.

Portanto, ativando em si, o manejo dessa visão sobre a existência, onde se possa aprender a lidar com as próprias fragilidades e observar que através do processo saúde – doença, podemos nos relacionar com a salutogênese (forças que geram a saúde e afastam a doença).

Logo, com este pensamento poderemos construir novos recursos, caso os nossos estejam escassos, além de lutar para que eles sejam sempre renovados,  aumentando a chance de sermos mais saudáveis em nossa totalidade.

Em suma, é compreender o significado de que a vida apresenta sempre um sentido e um propósito.

Cuidar do seu bem-estar é o ponto inicial de todo um processo de envelhecimento.

”Que minha alma floresça, novamente apaixonada por toda a existência” R. Steiner

Dra. Marcelly Rocha Silva – Cirurgiã dentista, odontogeriatra, paliativista e pós-graduanda em gerontologia (CRO: 92535)

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP