Envelhecimento Saudável: 10 dicas para você

envelhecimento

Foto divulgação / Beatriz Nunes

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, que escancara algumas fragilidades antes não tão notadas, como a dependência física por dificuldades motoras e alterações cognitivas, tais quais os diversos tipos de demência, por exemplo, o Alzheimer.

Enquanto isso, no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas vivem com algum tipo de demência, muitas vezes sem diagnóstico, prescrevendo um futuro ainda mais sombrio para aqueles que não praticam atividades físicas, que não são estimulados e que não se cuidam.

Sempre devemos pensar na prevenção. Portanto, temos que nos preocupar desde cedo, para que nosso envelhecimento seja melhor, com uma excelente qualidade de vida, para que possamos aproveitar, cada vez mais, as vantagens do envelhecimento. Sim, temos vantagens!!

O corpo e o envelhecimento

Várias alterações estruturais acontecem no processo de envelhecimento fisiológico (normal), citemos algumas:

  • Diminuição da hidratação dos tecidos, dificultando seu funcionamento;
  • Redução da capacidade de absorção de nutrientes;
  • Diminuição na produção de colágeno, deixando a pele e os ossos mais frágeis;
  • Decréscimo da função imunológica, deixando o corpo mais suscetível a infecções;
  • Enrijecimento de veias, artérias e do músculo cardíaco;
  • Diminuição do número de neurônios, podendo impactar em perda do equilíbrio e diminuição da cognição;
  • Calcificação de articulações como as da coluna vertebral e da caixa torácica, causando dores nas costas e diminuindo o espaço para expansão do pulmão.

Então, não se preocupe, todas essas alterações somente trarão impactos negativos caso não houver mudanças nos velhos e maus hábitos.

Como envelhecer bem?

Sabemos que para colhermos bons resultados, devemos manejar não uma, mas algumas questões que, quando combinadas, trarão diversos benefícios para vida de qualquer pessoa.

Seguir o passo-a-passo para um envelhecimento saudável deve acontecer de maneira leve e descontraída. Além disso, devemos entender o motivo pelo qual precisamos mudar os nossos costumes, assim, tudo vai se transformando de forma mais orgânica, sem tanta exigência e melhorando a aderência ao plano.

  1. Mexa-se

Muitas pessoas pensam que envelhecer bem significa vestir pijamas e assistir programas de TV, entretanto, já sabemos que isso não traz nenhum benefício. Praticar atividade física é um dos maiores segredos para manter o corpo funcionando bem.

Por outro lado, muitos idosos infelizmente só tem acesso a isso quando precisam de fisioterapia, geralmente após o acometimento físico decorrente de alguma doença ou por redução da capacidade funcional depois de um período sem muita estimulação.

A fisioterapia vem, de um modo geral, para melhorar a qualidade de vida do indivíduo, ou seja, aumentando sua independência e estimulando sua autonomia, mas também pode ser iniciada para prevenção de perdas. Não espere para começar, procure já um profissional especializado.

  1. Coma bem

Deixe seu prato colorido, varie os alimentos, coma várias vezes ao dia, não esqueça das frutas e legumes que são fontes de vários nutrientes.

Em primeiro lugar, procure um nutricionista, irá te ajudar a selecionar os melhores alimentos de acordo com sua necessidade, além de orientar quanto ao tamanho das porções.

  1. Conheça seu corpo

Em segundo lugar, procure um médico rotineiramente, ele indicará exames específicos, o famoso check-up, essencial para descobrir se há algum problema de saúde, mesmo sem nenhum sintoma. Conhecendo sua saúde, qualquer alteração será tratada com a importância que deve ter.

  1. Previna-se

O envelhecimento pede que algumas mudanças sutis aconteçam, por exemplo, o uso de calçados mais adequados e a retirada de tapetes escorregadios, prevenindo assim, eventuais quedas.

Além disso, devemos pensar em potenciais situações causadoras de estresse e pensar no que devemos fazer para evita-las. Por exemplo, uma das maneiras de prevenir infecções é ir ao dentista regularmente, assim cuidamos de possíveis problemas de saúde decorrentes de infecções bucais.

  1. Aumente seu círculo social

Integre-se, faça novos amigos, procure atividades que lhe sejam prazerosas, participe de grupos. Certamente, todas as nossas experiências sofrem influência do meio em que vivemos, procure por pessoas que te façam bem.

  1. Tenha uma boa noite de sono

O sono traz impactos diretos na nossa saúde. Um sono reparador e regular melhora o funcionamento de todo o nosso corpo, principalmente o do sistema neurológico.

  1. Desafie seu cérebro

Da mesma forma que precisamos estimular nossos músculos para que funcionem bem, devemos fomentar o funcionamento do nosso cérebro. Exercícios como palavras cruzadas, leitura, aprender uma nova língua ou qualquer coisa que te faça pensar é sempre bem-vindo.

  1. Abandone vícios

Vícios como fumar, beber álcool e usar drogas nos trazem inúmeros malefícios; procurar por suporte familiar, médico e psicológico pode ajudar a deixá-los. Portanto, estabeleça uma relação de confiança consigo mesmo, procure apoio, isso acelerará e amenizará todo o processo.

  1. Beba água

Ela é essencial para um envelhecimento saudável. A água constitui mais de 50% do nosso corpo, sem ela, todos os tecidos perdem funcionalidade. A diminuição do consumo de água a longo prazo acumula prejuízos na nossa saúde.  A ingestão da quantidade correta faz com que o funcionamento celular aconteça adequadamente, favorecendo e melhorando a nutrição e eliminação de toxinas.

  1. Viva o envelhecer

Entenda que o processo de envelhecimento é inerente a qualquer pessoa, e pasmem, inicia-se a partir do dia do nosso nascimento!

O envelhecer é belo, abrace-o, crie novos propósitos para viver, faça coisas que sempre sonhou fazer, mas que nunca teve oportunidade, desafie-se, cresça sempre, foque nos pensamentos e oportunidades positivas.

 

Para resumir, introduza cada uma dessas novas rotinas aos poucos na sua vida, deixe tudo acontecer de forma fluida, transforme estas 10 dicas para um envelhecimento saudável em algo divertido e satisfatório.

“Envelhecer é o único meio de viver muito tempo” – Albert Camus

Thais Volcof – Fisioterapeuta especialista no idoso

Deixe seu comentário

4 ideias sobre “Envelhecimento Saudável: 10 dicas para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP