Fonoaudiologia nos Cuidados Paliativos

Atuação fonoaudiológica nos Cuidados Paliativos / Foto: Divulgação

 

Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos são o conjunto de medidas destinadas a promover qualidade de vida a pacientes e familiares que enfrentam doença grave, progressiva e incurável, através da prevenção e do alívio do sofrimento.

Quando iniciado precocemente, é possível realizar o controle e tratamento da dor e outros sintomas físicos, psicossociais e espirituais.

No momento em que se esgotam as alternativas de cura, a equipe de Cuidados Paliativos atua sob um novo olhar, partilhando as decisões terapêuticas com os familiares e paciente, uma vez que o conceito de qualidade de vida pode ser muito particular.

Doenças que podem (não necessariamente são) ser indicadoras de Cuidados Paliativos, dependendo do tipo e estágio: Câncer, Doenças cardíacas, pulmonares, neurodegenerativas, hepáticas, renais, síndrome da fragilidade, HIV, COVID 19.

 

Princípios dos Cuidados Paliativos

  • Promover o alívio da dor e de outros sintomas estressantes;
  • Reafirmar a vida e ver a morte como um processo natural;
  • Não pretender antecipar, nem postergar a morte;
  • Integrar aspectos psicossociais e espirituais aos cuidados;
  • Oferecer um sistema de suporte que auxilie o paciente a viver ativamente até sua morte;
  • Oferecer um sistema de apoio à família e entes queridos para que sintam-se amparados durante o processo da doença.

 

Sintomas agravantes e a fonoaudiologia

Com a progressão de algumas doenças e o uso de alguns medicamentos, os pacientes podem apresentar sintomas como, dificuldade de coordenar respiração e produção da fala (incoordenação pneumofonoarticulatória) e fraqueza generalizada causando dificuldades respiratórias.

Em alguns casos, a necessidade do uso da traqueostomia e outros procedimentos cirúrgicos podem dificultar a comunicação e deglutição segura no paciente.

A atuação Fonoaudiológica em Cuidados Paliativos tem como objetivo minimizar o sofrimento, otimizando a qualidade de vida, bem-estar e seguridade do paciente, incluindo a assistência extensiva aos seus familiares e cuidadores.

A função do fonoaudiólogo é promover a comunicação, mantendo a autonomia dos pacientes, através de adaptações de dispositivos e comunicação alternativa (através de figuras, fotos, escrita e /ou uso de tecnologia avançada com softwares).

Desde que nascemos, buscamos o alimento e sempre temos alguém que possa nos oferecer. Oferecer alimento tem um significado além de alimentar, traz memórias afetivas, um sentimento de acalento e, em diversos casos, o paciente solicita algo que, para ele, traz à lembrança a convivência com a família e amigos.

Manter a alimentação por via oral nos pacientes em cuidados paliativos, pode ser uma ótima alternativa para que a pessoa resgate boas lembranças, possibilitando-o vivenciar momentos prazerosos e inesquecíveis.

“Nem sempre podemos curar, mas continuaremos cuidando de todos.”

 

 

Elaine Saubo: Profissional com experiência hospitalar e clínica especializada, especialista em disfagia adulto e motricidade orofacial, especialista em disfagia de cabeça e pescoço e fonoaudióloga na Vila Vida.

 

 

Referências:

  1. IAHPC (International Association for Hospice and Palliative Care). Consensus based definition of palliative care. 2018(https://hospicecare.com/what-we-do/projects/consensus-based-definition-of-palliative-care/)
  2. MORAIS, Suelyne Rodrigues de et al . Nutrição, qualidade de vida e cuidados paliativos: uma revisão integrativa. Rev. dor, São Paulo ,  17, n. 2, p. 136-140,  June  2016 .
  3. MOREIRA, Márcio José da Silva et al . Contribuições da Fonoaudiologia nos cuidados paliativos e no fim da vida. CoDAS, São Paulo ,  32, n.4,  e20190202,    2020 .
  4. REDAÇÃO. Os cuidados Paliativos no Brasil. Portal Hospitais Brasil. Janeiro de 2018. Disponível em: https://portalhospitaisbrasil.com.br/os-cuidados-paliativos-no-brasil/ Acesso em 18/10/2020.
  5. CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA (Brasil). Parecer no. 42, de 18 de fevereiro de 2016. Dispõe sobre a atuação do fonoaudiólogo em cuidados paliativos. Parecer aprovado na 1450 SPO do CFFa. Disponível em: https://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/wp-content/uploads/2013/07/parecer-n.-42-2016-cuidados-paliativos.pdf. Acessado em: 10 de outubro de 2020
  6. Scudeiro, Jacinto et al. Tomada de decisão: papel do fonoaudiólogo em cuidados paliativos/Decision making: the role of the speech therapist in palliative care/ toma de decisión: papel do fonoaudiólogo en cuidados paliativos. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-996344
  7. Rodrigues, Amanda Barbosa, et al. Cartilha do serviço de Cuidados Paliativos – Hospital São Carlos. Disponível em: http://www.hospitalsaocarlos.com.br/sites/default/files/download_0_0.pdf

 

 

.

Deixe seu comentário

24 ideias sobre “Fonoaudiologia nos Cuidados Paliativos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP