
Saudável: O que seria ser? – Foto Divulgação
Por que algumas pessoas são capazes de se manterem saudáveis, evitando a doença e se mantendo bem, mesmo sob extremo estresse?
De acordo com A. Antonovsky, mesmo quando uma pessoa se considera saudável, por exemplo, poderá apresentar em certo grau, algum componente patológico.
Já aquela pessoa que se considera doente, pode ter certo grau de saúde enquanto vive.
O conceito de saúde e doença precisa ser revisto
A questão não é classificar o ser humano como saudável ou doente, mas compreender o seu posicionamento e suas variações diante do processo “saúde – doença “
Apoiados na tríade: compreensão, manejo e significado, podemos formatar um pensamento que nos revela respostas para várias dessas perguntas.
Coerência e Habilidades
O senso de coerência nos conduz a desenvolver habilidades através dos recursos internos que construímos ao longo da nossa biografia, da nossa vida e de nossa experiência, gerando-nos uma força de compreensão do todo, não apenas de um estado de otimismo ou negação dos problemas, mas uma grande capacidade de confiar nos estímulos provenientes do ambiente, entendendo que são estruturados, previsíveis e explicáveis.
Portanto, ativando em si, o manejo dessa visão sobre a existência, onde se possa aprender a lidar com as próprias fragilidades e observar que através do processo saúde – doença, podemos nos relacionar com a salutogênese (forças que geram a saúde e afastam a doença).
Logo, com este pensamento poderemos construir novos recursos, caso os nossos estejam escassos, além de lutar para que eles sejam sempre renovados, aumentando a chance de sermos mais saudáveis em nossa totalidade.
Em suma, é compreender o significado de que a vida apresenta sempre um sentido e um propósito.
Cuidar do seu bem-estar é o ponto inicial de todo um processo de envelhecimento.
”Que minha alma floresça, novamente apaixonada por toda a existência” R. Steiner
Dra. Marcelly Rocha Silva – Cirurgiã dentista, odontogeriatra, paliativista e pós-graduanda em gerontologia (CRO: 92535)
Deixe seu comentário
1 ideia sobre “O que seria ser uma pessoa saudável? Já pensou nisso?”