A voz no envelhecimento

A voz no envelhecimento / Foto: Divulgação

 

A voz também envelhece?

Não é incomum reconhecermos a idade média de uma pessoa mesmo sem vê-la somente pelo som da sua voz. Será que a voz envelhece?

A voz é produzida na laringe que abriga duas pregas vocais que vibram para a produção vocal, em média, 100 vezes por segundo nos homens e 200 vezes por segundo nas mulheres.

Com o avanço da idade observamos envelhecimento das estruturas laríngeas responsáveis pela fonação – a voz também envelhece!

 

A Presbifonia

No envelhecimento vocal, conhecido como presbifonia, ocorre o arqueamento das pregas vocais com formação de fenda (espaço entre as pregas vocais).

Na fonação, as cartilagens também ficam mais proeminentes, observa-se assimetria no movimento, com diminuição da amplitude no ciclo vibratório das pregas vocais.

Ocorrem não só mudanças na movimentação das estruturas laríngeas, mas também nos mecanismos da respiração e ressonância.

A voz do idoso apresenta redução dos harmônicos, extensão vocal restrita, incoordenação entre a respiração e fonação, rouquidão, tremor, redução da intensidade e dificuldades na modulação.

Essas modificações são explicadas não apenas pelo envelhecimento das estruturas, mas também pelo uso de medicações e de alterações metabólicas, principalmente após a menopausa, nas mulheres.

É comum com avanço da idade as vozes femininas ficarem mais graves e a dos homens mais agudas o que faz com que as vozes de ambos os sexos sejam mais confundidas na velhice do que na juventude.

 

Principais queixas vocais dos idosos

  • Voz fraca;
  • Dificuldade de ser escutado em ambientes mais barulhentos;
  • Rouquidão;
  • Dificuldade para projetar a voz;
  • Voz trêmula;

 

Precisamos ficar atentos

É importante nos atentarmos as alterações decorrentes da idade uma vez que esses fatores podem afetar a comunicação e a sociabilidade impactando na qualidade de vida de nossos idosos.

A saúde geral do idoso, seu contexto de vida, como o uso profissional da voz, estão entre os fatores que interferem no envelhecimento vocal.

Por isso é importante manter a saúde física, psíquica e o uso adequado da voz para reduzirmos os impactos do envelhecimento.

 

Dicas podem favorecer o envelhecimento vocal mais saudável

  • Não fumar;
  • Falar sem muito esforço, evitando gritar;
  • Alimentar-se saudavelmente e evitar alimentos muito gordurosos, que possam favorecer o refluxo;
  • Boa hidratação;
  • Praticar atividades físicas;

Em caso de mudanças bruscas e forte impacto na qualidade de vida, é importante procurar atendimento médico ou avaliação de um fonoaudiólogo especialista em voz que indicará uma série de técnicas específicas para cada caso, visando minimizar os impactos do envelhecimento.

 

Tatiana Magalhães de Almeida Gritti: Fonoaudióloga, doutoranda em Fonoaudiologia pela UNESP-SP, mestre em Fonoaudiologia pela UNESP-SP, especialista em disfagia pelo CFFa e fonoaudióloga da Vila Vida.

 

 

Referências

1-https://saude.abril.com.br/medicina/a-voz-tambem-envelhece/
2-Gomes, Anna Beatriz de Paiva, Marcia Simões-Zenari, and Kátia Nemr. “Voz do idoso: o avanço da idade gera diferentes impactos?.” CoDAS. Vol. 33. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2021.
3-Martins RH, Gonçalvez TM, Pessin AB, Branco A. Aging voice: presbyphonia. Aging Clin Exp Res. 2014;26(1):1-5. http://dx.doi.org/10.1007/s40520-013-0143-5 PMid:24068559.
4-Aquino FS, Silva MA, Teles LC, Ferreira LP. Características da voz falada de idosas com prática de canto coral. CoDAS. 2016;28(4):446-53. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162015109 PMid:27652927.

Deixe seu comentário

19 ideias sobre “A voz no envelhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP