Síndrome de Burnout em cuidadores de idosos e o Alzheimer

Síndrome de Burnout / Foto: Divulgação

 

A Síndrome de Burnout é definida como uma das consequências mais marcantes do estresse profissional.

Ela é caracterizada pelo esgotamento emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos, inclusive como resistência emocional.

As manifestações desta síndrome são divididas em sintomas físicos, psíquicos, comportamentais e defensivos.

 

Incidência da Síndrome de Brunout

A Síndrome de Burnout possui uma alta incidência entre aqueles que se encarregam de cuidar de idosos. Isso porque, o ato de cuidar, pode ser interceptado por sentimentos como medo, raiva, culpa, choro, tristeza, irritação e nervosismo.

A função de cuidar de idosos abrange pessoas com diferentes necessidades e dependências, como é o caso da Doença de Alzheimer. É um cuidado muito amplo, complexo, que exige a participação de diversos profissionais de diferentes áreas.

O cuidador de idosos com Doença de Alzheimer enfrenta uma maratona de atividades exaustivas por conta da necessidade de cuidados ininterruptos, em virtude da evolução das manifestações psíquicas e comportamentais, resultando em degradação física, mental e emocional.

O cuidador informal é quem mais sofre com as consequências da Síndrome de Burnout.

 

Síndrome de Burnout no conjunto familiar

No conjunto familiar, o cuidador de idosos com Doença de Alzheimer assume algumas responsabilidades de cuidados que poderão afetar suas proporções físicas, mentais e sociais, porque na maioria das vezes, este cuidador assume totalmente os cuidados, em tempo integral.

A carga de atividades extensas exercidas pelo cuidador familiar, que em muitos casos estão associadas às outras ocupações (profissionais e não profissionais), poderá sobrecarregá-lo.

Desta forma, por muitas vezes, o cuidador familiar se isola, não participa mais de atividades sociais, o que acaba potencializando os problemas no trabalho e em casa, desencadeando um maior fluxo de conflitos familiares e de maiores problemas de saúde, como, por exemplo, a depressão.

 

Procure ajuda!

A sobrecarga do cuidador pode ser encarada como um distúrbio, derivado do complexo trabalho de suportar a dependência física e a incapacidade mental do indivíduo alvo da atenção e dos cuidados.

Se você é um cuidador de idosos, principalmente se existir um vínculo familiar forte, cuide-se.

Procure, na medida do possível, tarefas que te deem prazer, socialize, pratique atividades físicas, divida a responsabilidade, e procure ajuda!

Se possível, tire férias, e nisso a Vila Vida pode te ajudar. Marque uma visita, venha nos conhecer e ver de perto tudo aquilo que a instituição pode oferecer ao idoso e a seus familiares.

Cuidar de quem cuida! É tão importante quanto cuidar de quem precisa de cuidados especiais.

 

 

Alessandra Camargo: Gerente administrativa da Vila Vida

Deixe seu comentário

10 ideias sobre “Síndrome de Burnout em cuidadores de idosos e o Alzheimer

  • Muito bom saber que também podemos contar com o apoio de vcs em casos como esse , por isso cada vez mais me orgulho de fazer parte dessa empresa . Não é fácil mas apartir do momento que nos sentimos bem com o que fazemos fica tudo mais fácil , porém há momentos em que realmente a nossa fortaleza se enfraquece e aí a importância de saber que podemos contar com todo amparo que poder mos dispôr. Obrigada vila vida. Obrigada Alessandra.

  • Texto muito bem esclarecedor em relação aos cuidadores de idosos e o Alzheimer, pois realmente não é uma tarefa fácil, e esses profissionais, ate mesmo pessoas da família que tiram seu tempo, suas atividades diárias para cuidar desses pacientes, tem que também tirar um tempo para cuidar da sua saúde, fazer exercícios, viajar, fazer qualquer atividade que seja, que lhe de prazer, cuidando da sua saúde com certeza ira cuidar muito melhor dos nossos idosos, e o melhor ainda é ter um espaço como Vila Vila que é um Residencial Sênior completo !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP