Idosos ranzinzas?


Idosos ranzinzas / Foto: Divulgação

 

 

Aposto que você conhece ao menos um idoso mal-humorado, melhor conhecidos como “idosos ranzinzas”. Pode ser sua avó, seu tio, seu vizinho, seu professor, seu pai, sua mãe, enfim… Eles estão em todos os lugares, e todos nós conhecemos ao menos um.

Acontece que há aqueles que sempre foram idosos ranzinzas, e agora, nessa fase avançada da vida, tendem a ficar mais. Porém é necessário saber diferenciar essa personalidade complexa, que já faz parte da pessoa, de uma brusca mudança de comportamento.

A pergunta que devemos sempre fazer é: Ele já era assim antes? Se sim, tá tudo certo, se não, devemos observar com bastante atenção.

Algumas particularidades da personalidade adulta tendem a aumentar quando ficamos mais velhos. Se a pessoa já era considerada um tanto quanto crítica, controladora, ou até mesmo “reclamona”, certamente ela não irá tolerar algumas situações, ambientes e métodos distintos dos seus.

São vários os motivos orgânicos e não relacionados a enfermidades que levam alguém a estar mal humorado habitualmente. E com o passar do tempo, com o amadurecimento, é relativamente natural que o indivíduo não tenha mais a necessidade de agir/atuar para agradar as pessoas ao seu redor, não se importando muito com as opiniões e julgamentos alheios.

Importante destacar também que um idoso com tais características, pode, eventualmente, agir com grosseria para acobertar suas fragilidades. Soma-se a isso, as dificuldades de aceitar que não possui mais a independência de antes, a necessidade de ajuda e cuidados de terceiros, a dificuldade de compreender e interagir com as novas gerações. Tudo isso somado, gera um sentimento de grande frustração.

Mas e se o comportamento do idoso muda abruptamente, num curto espaço de tempo?

A mudança brusca de comportamento associada a outras características podem ser sinais de doenças e devem ser investigadas para não prejudicar a qualidade de vida, a funcionalidade e a cognição dos idosos.

O idoso pode deixar de lado atividades e situações sociais comuns, isolando-se socialmente. Além disso, pode apresentar cansaço, falta de apetite, insônia, danos funcionais, entre outras complicações. Essas mudanças repentinas e intensas de comportamento podem ser consequência de processos demenciais, fatores genéticos, estados depressivos e transtornos de ansiedade.

É muito comum existir uma grande dificuldade por parte dos cuidadores e familiares de como lidar com esses idosos ranzinzas.  É importante entender o motivo do mau humor e observar se medicamentos, alimentação e ambiente doméstico apresentam alguma alteração considerável.

Além disso, é indispensável investigar o idoso com testes e exames de imagem, a fim de ajudar a diagnosticar processos demenciais, alterações de tireoide, de fígado, deficiência de certos tipos de vitaminas e outras doenças do sistema nervoso central, para então, iniciar um possível tratamento. Claro, sempre acompanhado de um bom médico!

Sendo o mau humor uma característica da personalidade, vale a tentativa de acalmá-lo com estímulos de atividades físicas e psicoterapia para que ele compreenda seus sentimentos, angústias e temores, para que aprenda a lidar melhor com este turbilhão de “emoções”.

Em qualquer situação, é fundamental muita conversa, paciência e acolhimento. Afinal, lembre-se, se seguirmos o curso natural da vida, todos envelheceremos, e vivenciaremos a velhice!

 

 

Alessandra Camargo: Gerente administrativa da Vila Vida

Deixe seu comentário

10 ideias sobre “Idosos ranzinzas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP