A comunicação alternativa

A comunicação alternativa

A comunicação alternativa / Foto: Divulgação

 

 

Introdução

A comunicação alternativa é uma ferramenta extremamente importante para pessoas com comprometimento da linguagem oral.

A comunicação é uma das habilidades mais importantes para a interação humana e a realização de tarefas diárias.

No entanto, para algumas pessoas, a comunicação oral pode ser comprometida por uma variedade de condições, incluindo afasia, distúrbios da fala, acidente vascular cerebral (AVC), demências, paralisia cerebral, entre outras.

Felizmente, existe uma ferramenta valiosa que pode ajudar essas pessoas a se comunicar de forma eficaz: a comunicação alternativa.

 

Definição e benefícios

É uma forma de comunicação que não depende da fala oral. Ela pode incluir sinais manuais, tabelas de comunicação, dispositivos tecnológicos e outros meios que permitem às pessoas com comprometimento da linguagem oral, se expressarem de forma clara e compreensível.

Uma das principais vantagens deste tipo de comunicação é que ela permite que as pessoas com comprometimento da linguagem oral expressem suas necessidades, desejos e opiniões de forma clara e precisa.

Isso não apenas aumenta a qualidade de vida dessas pessoas, mas também ajuda a reduzir a frustração e o estresse, uma vez que conseguem se comunicar de forma mais eficiente com seus familiares, amigos, cuidadores e médicos.

Além disso, a comunicação alternativa também pode ser útil para garantir que as pessoas com comprometimento da linguagem oral tenham acesso à comunicação e possam participar plenamente da sociedade. Elas podem expressar suas opiniões em debates, participar de atividades comunitárias, ter relações interpessoais saudáveis etc.

 

Comunicação alternativa efetiva

Para que essa comunicação seja efetiva, precisamos de um código em comum e, quando existe uma necessidade de adaptação da comunicação, a escolha quanto aos métodos, recursos, técnicas e estratégias que serão utilizados, se faz necessário o olhar de uma equipe composta de profissionais de diversas formações e diferentes opiniões, que juntos, contribuem para alcançar metas em comum, garantindo não só as habilidades de comunicação, mas a qualidade de vida da pessoa com deficiência e necessidades complexas de comunicação.

 

Comunicação suplementar, alternativa e as atividades básicas da vida diária (ABVDs)

A relação entre comunicação suplementar e alternativa e as atividades de vida diária é importante para a saúde e bem-estar da população idosa.

O uso desses tipos de comunicação podem ajudar a melhorar a capacidade de participação social e aumentar a independência na realização de tarefas diárias, como alimentação, cuidados pessoais e tarefas domésticas.

Além disso, elas podem também ajudar a preservar a identidade e a dignidade das pessoas idosas, melhorando a qualidade de vida e aumentando a autoestima.

Classificação:

  • Alternativa – utilização de outro meio para se comunicar ao invés da fala, devido à impossibilidade de articular ou produzir sons adequadamente.
  • Suplementar – Utilização de um meio de comunicação que complemente ou compense dificuldades da fala.

É importante que profissionais de saúde e cuidadores trabalhem em conjunto para identificar as necessidades de comunicação de cada pessoa e proporcionar o suporte necessário para garantir uma vida saudável e ativa.

 

 

Elaine Saubo: Profissional com experiência hospitalar e clínica especializada, especialista em disfagia adulto e motricidade orofacial, especialista em disfagia de cabeça e pescoço e fonoaudióloga na Vila Vida.

 

 

Referências bibliográficas

  • Sampaio, L. A. (2007). Comunicação Alternativa para Pessoas com Deficiência: Princípios e Práticas. Editora Artmed.
  • Oliveira, M. F. e Oliveira, R. L. (2010). Comunicação Alternativa: Ferramentas e Tecnologias para o Aprendizado e a Comunicação de Pessoas com Necessidades Especiais. Editora Sérgio Antonio Fabris.
  • Carvalho, L. P. (2011). Comunicação Alternativa e Suporte Tecnológico para Pessoas com Deficiência: Abordagens, Práticas e Tecnologias. Editora Scipione.
  • Oliveira, L. M. (2021). Comunicação alternativa e suplementar na população idosa: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Enfermagem UFPE On-line, 15(4), 2382-2389.
  • Rocha, L. S. (2021). Comunicação alternativa e suplementar na velhice: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Enfermagem UFPE On-line, 15(5), 3370-3377.

 

 

.

Deixe seu comentário

3 ideias sobre “A comunicação alternativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP