Vila Vida Conteúdo – Osteoporose (parte II)

Vila Vida Conteúdo, dando continuidade ao tema Osteoporose:

OSTEOPOROSE – Parte II

1. Quais são os fatores de risco para Osteoporose?
R: Fatores como envelhecimento, menopausa, histórico familiar, baixa ingestão de cálcio, ingestão de bebidas alcoólicas ou com cafeína (como café e alguns refrigerantes), e fumo em excesso, sedentarismo ou uso de medicamentos, como corticoides, por tempo prolongado, podem facilitar o surgimento da osteoporose.

2. Osteoporose é hereditária?
R: Sim. Se os seus pais tiveram osteoporose, é preciso aumentar os cuidados na prevenção da doença. Isso porque a eficiência de cada organismo ao absorver o cálcio é uma característica hereditária, transmitida geneticamente para os filhos. Há maior probabilidade de desenvolver o problema, sim, mas isso não significa certeza. Além disso, é possível reduzir essas chances com adoção de uma alimentação adequada e de novos hábitos que fortaleçam os ossos contra a doença.

3. Osteoporose tem cura?
R: Poucos casos de osteoporose têm cura. Mas, com o tratamento correto, pode-se evitar que a osteoporose avance pelo corpo. A intenção dos cuidados é amenizar as dores, diminuir a perda e a fragilidade óssea e evitar as fraturas.

4. Como posso tratar a Osteoporose?
R: O tratamento tem dois caminhos, que variam de acordo com a causa da osteoporose. O importante é que depois de descobrir o que a causou, a pessoa fique alerta a todos os cuidados para evitar quedas, e se mantenha ativa. O médico (clínico geral, fisiatra, ortopedista ou geriatra) pode prescrever medicamentos para amenizar as dores e controlar o avanço da síndrome, optar por reposição hormonal e ainda fazer suplementação de cálcio e vitamina D. Há também algumas cirurgias que podem ser feitas para tratar a síndrome.

5. Que complicações posso ter por conta da Osteoporose?
R: As fraturas são as maiores complicações iniciais da osteoporose. Se elas interromperem a mobilidade de uma pessoa e impossibilitarem atividades físicas rotineiras, todo o organismo fica fragilizado. Nesse caso, quem já é portador de outras doenças, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares, precisa ter cuidados redobrados para evitar ainda mais complicações.

#VilaVidaConteúdo

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP