Vila Vida Conteúdo – Osteoporose (parte I)

Em comemoração à Semana do Idoso, lançamos hoje o “Vila Vida Conteúdo”, uma série de perguntas e respostas preparada por nossos especialistas sobre diversos temas de interesse geral. Acompanhe!

 

OSTEOPOROSE – Parte I

1. O que é Osteoporose?
R: Em um organismo saudável, todos os dias ocorrem depósitos de cálcio entre as células dos ossos. Isso faz com que tenhamos boa densidade óssea. Todo o corpo se renova diariamente e esse depósito ocorre em todo o esqueleto. Mas, quando isso não acontece, o processo chamado de osteoporose se instala. Sem a devida quantidade de cálcio, os ossos ficam enfraquecidos e frágeis deixando o corpo propenso às quedas.

2. Quais os sintomas da Osteoporose?
R: A osteoporose é silenciosa e seus sinais são difíceis de serem percebidos inicialmente. A pessoa apresenta sensibilidade e dor nos ossos nessa fase. Mas, conforme avança, a osteoporose, provoca quedas com fraturas – esse é um sintoma clássico. Nessa fase, podem surgir dores em regiões como o pescoço ou a lombar, diminuição da estatura e posturas encurvadas.

3. Como se faz o diagnóstico de Osteoporose?
R: Por ser uma doença cujos sintomas são difíceis de serem percebidos em fase inicial, a osteoporose precisa ser detectada por exames. O principal deles é a densitometria óssea. Esse exame é solicitado pelo médico em uma consulta inicial. A densitometria é indolor e avalia a densidade dos ossos e músculos do corpo, além de rastrear os locais que estão mais frágeis, ou onde as falhas estão se iniciando. O profissional também pode pedir uma radiografia, em alguns casos, e incluir exames como dosagem de creatinina, de testosterona e estrogênio, para fazer uma análise completa das possíveis causas da osteoporose.

4. É uma doença grave?
R: Por ser silenciosa, é uma doença que oferece perigos, pois pode se instalar e provocar fraturas, sem que o próprio paciente saiba de sua existência. Mas, se o tratamento adequado for seguido, incluindo todos os cuidados para evitar quedas, a osteoporose não é uma doença grave.

5. Com que frequência devo realizar densitometria óssea?
R: Geralmente, para as mulheres, a densitometria óssea é realizada após a menopausa, como prioridade, ou antes, se houver algum fator de risco envolvido. Para os homens, o exame é solicitado pelo médico quando há indícios de osteoporose, ou após os 70 anos. Se você já teve osteoporose diagnosticada, é necessário seguir as recomendações médicas, de acordo com o grau de avanço da doença ou fatores de risco, que podem exigir intervalos menores entre a realização dos exames.

#VilaVidaConteúdo

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP