Deglutição e envelhecimento

O ato de deglutir inclui movimentos voluntários e involuntários e pode ocorrer aproximadamente 600 vezes ao dia (35 vezes por hora na vigília e 6 vezes por hora quando dormindo).

A deglutição envolve músculos da face, nervos, ossos, lábios, bochechas, dentes, etc.

Esse processo inicia-se com o alimento em cavidade oral com a mordida, mastigação e preparação do alimento. Em seguida, a condução desse alimento para as regiões faríngea e esofágica.

Durante o envelhecimento podem ocorrer reduções de sensibilidade, movimentos e/ou modificações estruturais que comprometem as funções da deglutição.

É importante observar as próteses dentárias, a atenção na hora da alimentação, se há tosses e/ou engasgos, espirros, falta de ar, bem como a higiene oral, consistência dos alimentos, postura para alimentação e a até mesmo a motivação para alimentar-se.

Com isso, se faz necessária a avaliação fonoaudiológica, que irá reunir dados suficientes para um planejamento terapêutico apropriado ao paciente idoso, utilizando-se de estratégias e exercícios com objetivo de maximizar a dinâmica da deglutição e a proteção de vias aéreas, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao idoso.

Fga. Daniella Cardozo

Fonoaudióloga especializada em Reabilitação Neurológica, atuando nas áreas de Disfagia, Fala e Linguagem, Motricidade oral

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP