O Esquecimento e a Alteração de Memória

A alteração de memória em pessoas idosas sempre foi e vem sendo cada vez mais motivo de queixa.

Perder a memória ou ficar confuso é normal?

Não, não é normal. Muitas pessoas acham que perder a memória ou ficar com o comportamento alterado como, por exemplo, mais “cricri”, mais “chato”, mais “rabugento”, faz parte do envelhecimento, mas elas estão totalmente enganadas.

A dificuldade pode se apresentar de várias maneiras, quantidade e intensidade, se manifestando diferentemente, ainda, de pessoa para pessoa. Desta forma, sempre existe a necessidade de se explorar bem as características das dificuldades com a memória, bem como correlacionar a história de saúde de cada paciente com exames laboratoriais e de neuroimagem.

É importante salientar que, deixar de valorizar os sinais do esquecimento, pode contribuir para o diagnóstico tardio do problema, causando assim a demora do início do tratamento e prejuízos significativos ao bem-estar do paciente.

Tendo sempre em mente que a queixa de memória pode ser algo patológico ou estar relacionada a doenças neurológicas como, por exemplo, a doença de Alzheimer, fique de olho no comportamento e na memória de seu familiar. Assim, o processo para lidar com esses pacientes, aprender como agir diante das mudanças e influenciar na melhora da qualidade de vida daqueles que sofrem com essas doenças pode se tornar mais fluido.

Ainda tem alguma dúvida? Marque uma consulta conosco.

 

Dra. Mariana Lamussi

Médica Geriatra da Vila Vida

Deixe seu comentário

1 ideia sobre “O Esquecimento e a Alteração de Memória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP