Cuidados pós operatórios
e de transição: tão importantes
quanto uma operação bem
sucedida

Um paciente recebe alta hospitalar quando tem o quadro clínico estável – o que não necessariamente significa estar totalmente apto.

É provável que muitos cuidados ainda precisem ser tomados – nós, médicos, chamamos isso de “cuidados de transição”. O objetivo é simples: preparar a pessoa para que retome sua autonomia e suas atividades diárias.

 
Maiores preocupações
ao receber um familiar
após a alta

Tomar banho, ir ao banheiro, se deslocar para outros ambientes ou fora de casa. Até mesmo atividades cotidianas podem ser complexas para um paciente pós-operado.

Exemplo comum é um quadro de AVC que deixou sequelas: o ideal é que a fisioterapia seja diária nas primeiras semanas, mas o transporte do paciente até a clínica dificulta essa frequência.

Outro caso frequente são as cirurgias que corrigem fraturas e exigem um período de reabilitação intenso e imediato.

 

Quando a arquitetura familiar não
permite tal cuidado, a reabilitação
pode ser mais demorada ou incompleta

Nestes casos, a Vila Vida está aqui para ajudar você e seu familiar.

Oferecemos todo o cuidado necessário para que a reabilitação seja mais breve e eficaz. Nossos médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, odontogeriatras e toda a equipe de enfermagem deixam o paciente pronto para retornar ao lar, reabilitado.

Contamos com uma estrutura completa e adequada para diversas situações, como pacientes que necessitem de oxigenoterapia, ventilação mecânica, traqueostomizados, que utilizem sonda Nasoenteral, gastrostomia ou sonda vesical.

Sem contar as instalações modernas e confortáveis, voltadas para o acolhimento e reabilitação. Um residencial sênior completo, com qualidade de primeiro mundo e o máximo respeito ao seu ente querido.

Na Vila Vida todos se sentem
em casa, recebendo o carinho
e o cuidado que precisam

Nossos serviços são estruturados sob os mais rígidos protocolos de assistência e acompanhamos de perto todas as etapas do atendimento.

Seu familiar será monitorado 24 horas, com cobertura e acompanhamento de todos os riscos assistenciais.

Tudo isso, claro, sem deixar de lado uma das principais características da nossa instituição – o cuidado humanizado.

Assistência ambulatorial: Consultório

  • 1. Geriatria e Clínica Médica

    Diabetes, hipertensão, osteoporose, osteoartrose, infecção do trato urinário, Alzheimer e outras demências, perda de audição e pneumonia, entre outras enfermidades são comuns após os 60 anos.

    Na Vila Vida as tratamos com dignidade e assertividade pela Dra. Mariana Lamussi de Andrade. Médica geriatra, pós-graduada em cuidados paliativos, com mais de dez anos de atuação em consultório e hospitais.

  • 2. Neurologia

    Nosso atendimento busca o rápido diagnóstico, tratamento e orientação necessários para pacientes com doenças do sistema nervoso periférico e central.

    Especialmente no caso de dores de cabeça (cefaléias e enxaquecas), demências em geral, como o Alzheimer, escleroses, paralisias, doenças medulares e dos nervos periféricos, AVC, Parkinson, Esclerose Múltipla e mais.

    Inclusive disponibilizamos tratamentos utilizando a toxina botulínica (Botox®).

    Com mais de vinte anos de experiência em clínicas e hospitais, a Dra. Evelyn Esteves Dias, que é especialista em neurociências, cefaleia e toxina botulínica, conduz cada caso com cuidado e maestria, deixando a saúde e o bem-estar sempre em primeiro lugar.

  • 3. Fonoaudiologia

    Serviço comandado pela fonoaudióloga Tatiana Magalhães Gritti, profissional com mais de 10 anos de experiência, especialista em disfagia, AVC e coordenadora do serviço de fonoaudiologia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

    Oferece soluções para adultos e idosos, traqueostomizados ou não, que apresentem problemas relacionados aos diferentes aspectos da deglutição e da conversação.

    Nosso objetivo é avaliar e reabilitar, oferecendo aos nossos pacientes o prazer da alimentação segura e a melhora na funcionalidade da comunicação.

  • 4. Odontologia

    Sempre pensando em nossos pacientes, a Vila Vida conta com um consultório odontológico moderno e acolhedor.

    De responsabilidade da Dra. Marcelly Silva, cirurgiã dentista, especialista em odontologia geriátrica e cuidados paliativos cuida da saúde bucal de adultos e idosos.

    É possível realizar tratamento clínico, cirúrgico, assim como adaptações de próteses e implantes. Os atendimentos de odontologia funcionam todas as terças e sextas-feiras.

  • 5. Fisioterapia

    Oferecemos tratamento fisioterapêutico para reabilitação respiratória, motora e neurológica –sempre com tecnologia de última geração aliada ao carinho dos nossos profissionais.

    Tudo para deixar o processo de melhora mais leve, eficaz e menos doloroso.

    A fisioterapia da Vila Vida é comandada pela fisioterapeuta Thais Volcof, profissional com mais de 10 anos de experiência em fisioterapia hospitalar, especialização em clínica médica, pilates para idosos e cuidados paliativos. Através da relação de confiança entre paciente e terapeuta, alcança resultados com maior rapidez e estabelece progressos com excelente eficácia.

    Os atendimentos de fisioterapia são destinados a adultos e idosos.

  • 6. Psicologia e Neuropsicologia

    Cuidar da saúde e do bem-estar leva em conta cuidar da saúde mental e cognitiva. Transtornos de Humor como Depressão e Ansiedade estão ocorrendo cada vez mais na nossa sociedade.

    A Neuropsicologia tem por objetivos identificar, diagnosticar e tratar doenças neurológicas que afetam o comportamento, além de cuidar dos transtornos de humor e psiquiátricos em geral.

    Os profissionais da Psicologia são fundamentais para nos ajudar a encontrar mais qualidade de vida, equilíbrio emocional e a lidar melhor com os problemas do dia-a-dia.

    Conte com a maior atenção e cuidado para orientações, psicoterapia, avaliação neurpsicológica, diagnósticos e tratamentos para você e sua família.

    Os atendimentos de psicologia e neuropsicologia da Vila Vida estão sob responsabilidade da Dra. Amanda Consoli, especialista em Neuropsicologia e mestre em Ciências pela UNIFESP.

  • 7. Oncologia

    A cancerologia, também chamada de oncologia, é a especialidade médica que estuda os tumores e a forma de como essas doenças se desenvolvem no organismo, procurando seu tratamento. E aqui na Vila Vida, esta busca está sempre alinhada ao atendimento humanizado, focado na qualidade de vida do paciente, tanto para adultos como para idosos.

    A Dra. Luciana Alban, especialista em oncologia clínica e biologia do câncer há 7 anos pela USP (Universidade de São Paulo), é quem comanda este ambulatório, possibilitando ao paciente acesso as melhores e mais modernas terapias, sempre devidamente ajustadas para cada caso.

    Agende sua consulta.

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP