Vila Vida Conteúdo: AVC (parte II)

Vila Vida Conteúdo, dando continuidade ao tema AVC:

1. Sou hipertenso. Quais as chances de ter um AVC?
R: A hipertensão é o principal fator de risco para o AVC e, por isso, é preciso acompanhar a pressão arterial com um especialista e tratá-la, se estiver alterada. A forte pressão do sangue danifica as paredes dos vasos sanguíneos, o que pode alterar seu formato com o tempo, e facilitar seu entupimento ou rompimento, causando o AVC.

2. Quais as sequelas que o AVC pode deixar?
R: O AVC pode causar paralisias, dificuldades de comunicação (afasias), alteração na sensibilidade, apraxias, negligência da parte afetada no corpo, agnosia visual, alterações de memória, lesões cerebrais, alterações de comportamento, depressão, estresse pós-traumático e espasticidade.

3. Como evitar ter um segundo AVC?
R: Ao adotar todas as recomendações médicas e optar por hábitos saudáveis você reduzirá as chances de um novo episódio de AVC. Praticar atividade física moderadamente, priorizar uma alimentação saudável com pouco sal e gorduras ruins, manter o peso, além de evitar cigarro e bebidas alcoólicas são outros cuidados essenciais.

4. Que cuidados se deve ter em casa após o AVC?
R: Em casa, é preciso estar atento à postura da pessoa na cama, e dispor ao lado do corpo que não foi afetado pelo AVC os objetos a que ele deve ter acesso (como controle de TV, copo de água, remédio). Disponha também travesseiros em posição indicada pelo médico – ele deve recomendar a melhor forma de agir pensando nas mais diversas necessidades de movimentação da pessoa. Ajude na reabilitação que for indicada para cada segmento do corpo. Evite também ter em casa tapetes, chinelos que derrapem e pisos escorregadios. Prepare o espaço para que a locomoção seja fácil, sem obstáculos no caminho.

5. Em quanto tempo vou me recuperar?
R: Essa resposta depende de cada caso, de cada tipo de AVC e do grau da lesão que o AVC provocou no cérebro. Em geral, nas primeiras semanas após passar pelo episódio, o processo de recuperação evolui de forma lenta e gradativa.

#VilaVidaConteúdo

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos um Residencial Sênior com programação de atividades diárias, com uma equipe multidisciplinar especializada composta por geriatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e gerontólogos, e com uma estrutura

auxiliar com salão de beleza, sala de fisioterapia, consultório médico, consultório dentário, cinema, biblioteca, farmácia, sala de jogos e espaço ecumênico.

Vila Vida Serviços Médicos Ltda. – EPP
Rua José Felix de Oliveira, 1914 | Granja Viana – SP